HdC Review #01: Maria-Sama ga Miteru

HdC Review #01: Maria-Sama ga Miteru

22/07/2019 0 Por

Fala galera, tudo bem? Meu nome é Alex (vulgo Araragi pra alguns). Estarei participando do Katoon de agora em diante como redator, tentando agregar um pouco mais de conteúdo com a parte dos textos do site. Assim trago a vocês uma review do anime Maria-Sama ga Miteru .


Para esse primeiro post, resolvi trazer uma uma obra que assisti há poucos dias. Contudo essa análise não é totalmente de minha autoria. Para entender um pouco melhor isso, vamos a uma breve explicação geral:

Eu sou membro de um grupo de reviews no facebook chamado “Homens de Cultura” (favor ignorar o nome estupidamente pretensioso, é uma piadinha interna), que é basicamente um grupo de amigos atoas, com síndrome de pseudo-intelectualidade, buscando e discutindo sobre algumas pepitas de ouro em meio a mídia de animes, mangás e novels.

Voltando a review, antes de qualquer coisa, acho justo mencionar, que tanto eu quanto os demais membros não somos lá muito fãs de obras do gênero. Nada contra, mas nada muito próximo ao nosso gosto pessoal em geral. Tendo dito isso e sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

“Sinto muito, mas para mim, pertencer a algo é um fardo. Não quero ser sobrecarregada.”

Maria-Sama ga Miteru

-Informações Técnicas:

Maria-sama ga Miteru, abreviado como Marimite, é uma série light novel escrita por Oyuki Konno com ilustrações de Reine Hibiki. A publicação foi concluída com 39 volumes, que eventualmente foram adaptados para anime e mangá (este desenhado por Satoru Nagasawa). A obra também contou com uma adaptação em live-action em 2010.

Maria-Sama ga Miteru - texto katoon - Imagem 01

É válido destacar também que a obra original teve ‘a humilde marca’ de alcançar mais 5 milhões de cópias vendidas. Todavia a surpresa não termina por aí, já que a primeira temporada do anime teve uma vendagem total superior a 10.000 cópias.

O anime foi adaptado em 4 temporadas pelo Studio Deen, com alguns ovas, começando em 2004 e sendo concluído em 2009. A história segue Yumi Fukuzawa, que entrou na Academia Lillian, uma prestigiada escola católica feminina em Tóquio, contudo ela nunca imaginou que iria chamar a atenção da bela e recatada Sachiko Ogasawara, uma das alunas mais populares da escola. Agora Sachiko se ofereceu para ser a soeur de Yumi, sua “irmã” e guia para todos os seus anos na academia. A ideia joga todo o campus em uma série de rumores sobre as duas, mas Yumi está em conflito ao aceitar a oferta. Enquanto a mesma demonstra grande admiração por Sachiko, ser sua também significa estar constantemente no centro da atenção de toda a escola.

-História:

Começando por sua premissa, o anime até pode parecer interessante e soar “original”. Isso vai depender de sua bagagem com obras do gênero. Contudo basicamente não existe enredo sobre ela. Tudo que temos para saborear são as interações sociais das personagens naquele contexto. Porém, para essas interações serem interessantes os personagens também precisariam ser, coisa que anda longe de acontecer. Não apenas isso, mas o próprio desenrolar da trama se dá de forma lenta e pouco interessante na maioria dos eventos, com soluções em boa parte… Genéricas.

-Animação e Direção:

Maria-Sama ga Miteru - texto katoon - Imagem 02

Sendo objetivo, a animação é qualquer coisa. A direcção é fraca, não sabe dar o tom certo a cena nenhuma, potencial de diversão e surpresa é quase nulo. Sua narrativa e ambientação seguem essa linha de estar sempre no mesmo tom, apática, morna e sem vida. Além disso, uma paleta de cores bem mortas para uma obra do tipo. Exemplo prático, são muitas das cenas humor do anime, que acabam sendo feitas no mesmo tom de cenas de “conflito. O que talvez possa até ser chamado de “diferencial”, já que não me lembro de ter visto isso antes, só não acredito que alguém vá achar interessante. E apenas para constar, a trilha sonora não ajuda com a imersão durante o clímax.

Ps: Eu não faço ideia do porquê, mas tem a droga de uma cruz em cgi que destoa de forma bem irritante.

-Personagens:

Em um primeiro momento, a relação do “casal principal” é algo com o qual foi fácil de simpatizar (especialmente por não termos nenhum excesso melodramático). Isso provavelmente deve conseguir dar uma evoluída no decorrer das temporadas seguintes, explorando os problemas e passado da Sachiko.

Maria-Sama ga Miteru - texto katoon - Imagem 03

É válido citar que a personagem da Sachiko é bem estabelecida e sua parceira não é simplesmente a garota submissa que quer apenas a atenção de sua veterana, mas se permitindo momentos de introspeção que são interessantes tendo em vista o vazio da maioria dos diálogos.

Apesar desse ponto positivo, o restante do elenco pode ser promissor. Contudo não houve absolutamente nada que chamasse atenção nessa primeira temporada (ainda que o arco da garota que simplesmente desfaz a irmandade inicialmente tenha uma boa proposta, sofre do mesmo mal dos outros, que é ter uma saída fácil e sem peso nenhum, provavelmente resultado de sua direcção estagnada).

-Conclusão:

Em suma, essa primeira temporada acabou sendo um grande desperdício. O contexto que poderia dar lugar a histórias interessantes, que funcionariam bem nesse ambiente, foi jogado fora. Apesar de sua artificialidade, o anime ainda pode ser considerado passável (acredite, tem muita coisa pior por aí). Talvez tendo futuramente conflitos melhores e mais bem desenvolvidos (quem sabe envolvendo o espectro religioso). Entretanto, ninguém por aqui teve o saco para seguir em frente com a obra.

Antes de encerrar, como citado no começo, o anime é uma adaptação de light novel, que normalmente são bem rushadas e cortam muito das interações dos personagens (o que é uma facada no coração para obras de romance). Então, há chances de você encontrar um material bem melhor na obra original. Mas isso fica a sua conta e risco, já que ninguém aqui parece ter interesse em ler a novel rs.

Review Conjunta feita por 3 de 7 membros dos Homens de Cultura.

Notas para Maria-Sama ga Miteru:

Shelmon: 3,5

Matheus Melo: 3,8

Alex: 4 (aquele momento histórico onde pela primeira vez eu dei a nota mais alta, BANZAI \o/)

Nota Final: 3,7

Status: Dropado

Próxima Review: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Por fim deixe seu Comentário ao final do post ou via Facebook , sua opinião é muito importante para nós.

Também de uma olhada nos Textos do Katoon!

Ouçam nossos outros Podcast e os Audiologs.

Curtam a gente no Facebook

E sigam no Twitter: @katoon_site

Muito Obrigado. KATOON!