5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal

07/03/2018 33 Por Carlos Thiago

Fala rapeize. Com 1 diazinho de atraso, eu trago a segunda parte de algumas das minhas análises a cerca de Yowamushi Pedal. No outro post nos tivemos 5 Motivos Para Assistir Yowamushi Pedal. Agora eu lhes apresento 5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal.


Para quem não conhece a obra, aqui vai uma rápida sinopse:

O manga se desenvolve em volta de Onoda Sakamichi,  um Otaku que acabou de entrar no colegial e já planeja entrar no clube de anime. Porém, por falta de membros o clube é fechado. Enquanto busca por novos, Onoda continua sua vida de Otaku com suas incursões a Akihabara em uma bicicleta inapropriada para grandes viagens. Por conta dessas habilidades, Onoda acaba por entrar em  uma disputa com Imaizumi Shunsuke, onde ele conhece o mundo do ciclismo.

Fonte: MyAnimeList (editado)

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal - Katoon! - Imagem 1

Relembrando:

Como eu falei no primeiro post (leia esta bosta), eu estava em busca de um anime grande. Mas o maior detalhe que me fez ter interesse na obra é o fato de ser uma obra de esporte. Pois eu adoro o gênero.

Mas existe um detalhe maior. Normalmente os animes/mangas de esportes são tudo ou nada, ou seja, ou você gosta ou não. Isso se dá, e muito, pelo roteiro e também pelos exageros utilizados nas obras.

Irei me utilizar como exemplo: eu prefiro obras que não apresentem enormes exageros, como são Haikyuu e Slam Dunk, por exemplo. Os “super poderes” ou exageros acabam por me “tirar” da obra, fazendo que eu perca um pouco da imersão dentro da história.

Como Yowamushi Pedal é uma obra que consegue flutuar entre o exagero e o “normal”, eu resolvi separar em dois posts minha análise, sendo um com 5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal e outro com 5 Motivos Para Assistir Yowamushi Pedal.

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal:

1 – É grande!

Esse ponto a principio não ia entrar na lista dos 5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal. Contudo assistir um anime que está na sua quarta temporada, cada uma com 24 episódios, mais 1 filme (tem outro ainda,mas ignoremos), é uma coisa  complicada, eu entendo.

Mas isso é realmente um ponto negativo? Sim e não! Sim, pois além de a pessoa não ter tempo, existe a chance de as coisas ficarem ruins. Não, se dá pela perspectiva de se trabalhar bem a história, fazendo tudo direitinho, sem precisar fazer um final corrido e meio louco. Como podemos ver em vários animes.

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal - Katoon! - Imagem 2

2 – New Generation!

Esse é o nome dado para a segunda parte da obra. Após finalizar o primeiro intercolegial, onde termina a primeira parte da história, nós temos a passagem de ano e agora teremos a formação de uma nova equipe do Colégio Sohoku (nem parece com Slam Dunk rs). A principio essa uma ideia muito boa, pois não vemos isso com muita frequência nos animes e mangas de esportes (todo manga bom de esporte deixa aquele quero mais no final). Mas no caso de Yowamushi Pedal a quimica se perde e a história tem uma gritante perda de qualidade.

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal - Katoon! - Imagem 3

3 – Personagens Que Não São Interessantes:

Com o inicio do New Generation nós temos a apresentação de novos personagens e também reutilização de outros, que antes eram secundários e agora ganham posição de destaque. Poucos deles realmente trazem algum ganho para o enredo da história. Na maioria dos casos eles são personagens que não tem muito carisma, trazem algum super poder louco e não tem uma motivação interessante. No fim, o que mantem a graça do anime são os antigos mesmos.

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal - Katoon! - Imagem 4

4 – Exageros sem motivos e falta de critérios:

Nós já tínhamos algum exagero na primeira parte da história, mas não eram algo realmente recorrente (exceto por um personagem). Porém, na virada entre os intercolegiais, liberou-se os super poderes. Agora todo mundo tem um super poder escroto, que o autor faz questão de exagerar até o talo. Além disso, uma coisa muito foda que se tinha em Yowamushi Pedal era que os melhores iam para o intercolegial, era simples, pratico e verdadeiro. Na segunda parte nem isso se mantem, principalmente pela equipe de Sohoku.

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal - Katoon! - Imagem 5

5 – Midousuji Akira:

Deixei para o final pois é a coisa que mais me irrita na obra e o que me fez escrever esse 5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal.  Quando esse personagem é apresentado é até bacana, parece que ele é um trapaceiro com um super ego, show né. Porém, na ânsia de tentar demonstrar que Midousuji  é o pika das galaxias, ele faz  com que o personagem seja um ABSURDO de exageros, com uma cacetada de super poderes. Isso era algo que me fazia toda hora perder o interesse.

Além dos overpowers constantes para esse personagem, sem motivo, o autor a todo momento faz questão de ele ser a coisa mais odiável do mundo, para no fim mostrar um passado triste que exemplifica do porque ele ser assim.  Ah Mano, vai pro inferno! Além de criar um personagem sem sentido, cheio de exageros, ele me quebra o conceito do mesmo por puro clichê e maniqueismo.

5 Motivos Para Não Assistir Yowamushi Pedal - Katoon! - Imagem 6

E ai galera, curtiram o texto? O modelo de post, separando em 2 pontos de vistas foi interessante?

Para resumir a minha opinião. Não é a melhor coisa do mundo, mas da pra ver as duas primeiras temporadas, talvez o filme, se tiver afim.

Deixe seu Comentário ao final do post ou via Facebook.

Então da uma olhada nos outros Textos do Katoon!

Ouçam nossos Podcast e Audiologs.

Curtam a gente no Facebook: https://www.facebook.com/podcastkatoon/

E sigam no Twitter: @katoon_site

Muito Obrigado. KATOON!