Os pilares da Shonen Jump (1990-2002)

Os pilares da Shonen Jump (1990-2002)

28/10/2018 1 Por Crive

O almanaque semanal da Shonen Jump sempre teve um “esqueleto” bem definido. Durante muito tempo, a revista foi dividida entre mangás “arrasa quarteirão”, meio de tabela e perto do cancelamento. Sendo assim, quais foram os Os pilares da Shonen Jump (1990-2002) e como se portava a revista ao mesmo tempo


Felizmente, nos últimos esta subdivisão não está tão clara, com exceção de One Piece, o ranking flutua bastante dependendo da qualidade dos capítulos, como deveria ser.

Minha ideia nesse post é trazer quais foram os principais mangás da revista nos últimos 30 anos e fazer previsões para os próximos anos. Assim sendo, em primeiro lugar dividirei o post em 2 partes. Nesse sentido, na primeira parte, tratarei dos Os pilares da Shonen Jump (1990-2002). Posteriormente, já na segundo parte, falarei sobre Os pilares da Shonen Jump (2002 – 2020).

Os pilares da Shonen Jump (1990-2002)

A montanha-russa (1990-1997)

O início dos anos 90, por muitos, é considerado o auge criativo e comercial da Shonen Jump. No início da década, Dragon Ball já tinha 7 anos de publicação e era uma fenômenos comercial. Além dele, existiam outros dois mangás que formavam o maior Big 3 da história da Shonen Jump, são eles: Slam Dunk e YuYu Hakusho. Neste época, a revista tinha tiragens médias semanais de 4 milhões de cópias e por muitos anos Slam Dunk teve a maior média de volumes vendidos da história. Algo posterioemente superado por One Piece em 2010.

Os pilares da Shonen Jump (1990-2002) - katoon - imagem 01

Todavia, tais mangás começaram a chegar a sua conclusão ao passar dos anos. O mangá de Togashi foi o primeiro e deu adeus a revista em Julho de 1994. Logo após, veio Dragon Ball, chegando ao fim em maio de 1995. Essa que eventualmente se tornaria a edição de maior tiragem da história mundial, chegando a 6.000.000 de cópias. As vendas abaixaram, mas Slam Dunk segurou a revista durante um tempo. Por fim, o derradeiro problema veio com o encerramento de Slam Dunk, em junho de 1996.

Os pilares da Shonen Jump (1990-2002) - katoon - imagem 0

Resultado e transição:

O panorama geral da revista ao fim de Slam Dunk era péssimo. A maioria dos mangás que assumiram as primeiras posições eram mangás de “meio de tabela” que existiam desde a época do Big 3. Um deles era Rurouni Kenshin, que já existia desde 1994 e se tornou o maior mangá da revista. Na época, também existiam outros mangás com relativo sucesso como Bastard, Rokudenashi Blues e Captain Tsubasa. Nesse período, diversos mangás estreiaram na revista pegando posições altas, mesmo que eles tivessem baixa qualidade (Shonen Jump: Mangás que venceram a TOC mais rapidamente). A crise de renovação era enorme.

Deixa os garoto brincar (1997-2002)

Os pilares da Shonen Jump (1990-2002) - katoon - imagem 03

As coisas começaram a mudar quando o mangá de Yu☆Gi☆Oh! estreou em 96 e foi um sucesso instantâneo. Contudo, o panorama foi revertido com a geração de mangakás de 97-98. Chegaram a revista Eiichiro Oda (One Piece), Mitsutoshi Shimabokuro (Seikimatsu Leader Den Takeshi!), Masakazu Katsura (I”s), Hiroyuki Takei (Shaman King). Depois de algum tempo vieram Masashi Kishimoto (Naruto), Takeshi Obata (Hikaru no Go!) e Takeshi Konomi (Prince of Tennis).

A revista voltava a fórmula de sucesso observada nos anos 80 e início dos 90. Oda, Shimabokuro, Kishimoto e Takei já tinham lido Dragon Ball e sabiam o tipo de história que queriam contar. Um outro mangaka famoso também voltou nessa época, Togashi chegou com Hunter x Hunter, em maio de 98. Dessa forma, a revista formava um novo esqueleto por um curto período de tempo, formado por One Piece, Rurouni Kenshin , Takeshi e Hunter x Hunter, em ordem decrescente de popularidade.

O autor Nobuhiro Watsuki finalizou seu mangá em 1999, vendo seus dois pupilos com sucesso na revista.

Os pilares da Shonen Jump no início do Século:

Os pilares da Shonen Jump (1990-2002) - katoon - imagem 04

Isto posto, chegamos ao anos 2000 onde a revista já estava recuperada, entretanto, ainda não era estável nas posições. No ano 2000, por exemplo, o top 5 da ToC compilada no ano foi One Piece, Hikaru no Go, Prince of Tennis, Naruto e Takeshi. A estabilidade chegou em 2001 com a ingressão de Bleach e a consolidação de Naruto, que chegava as fases finais do Exame Chounin em meados de 2002.

Na época chegaram algumas novas apostas como foi o caso de Eyeshield 21, que foi um sucesso instantâneo, contudo se esvaiu com o tempo. Nesse meio tempo a estabilidade conquistada com o novo Big 3 (One Piece, Naruto e Bleach) foi tanta, que durante os próximos 7 anos da revista, no topo, praticamente nada mudou. Contudo, isso só falarei no próximo post, que vai detalhar o período entre 2002 e 2020.

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