Platina Jazz – Suecos, Jazz e Animes

Platina Jazz – Suecos, Jazz e Animes

02/03/2018 0 Por Crive

Já fez propaganda de graça? Pois bem, nesse texto eu a farei. Algumas vezes se gosta tanto de um produto que sua vontade de que outras pessoas consumam também é maior que a razão, acho compressível quando se trata de Suecos tocando aberturas de animes versão Jazz, coisa que dificilmente na sua vida você saberia que existisse.


Em 2006, depois de iniciar uma colaboração com a gravadora japonesa Victor Entertainment (JVC Music), Rasmus Faber um compositor/DJ sueco lançou um CD chamado So Far, compilando muitas de suas obras mais famosas até à data. O álbum foi um grande sucesso, e com isso o músico fez vários shows por todo o Japão.

Expandindo sua colaboração com o Victor Entertainment, Rasmus continuou a lançar dois álbuns seguidos de compilações com seu próprio material, chamado “2 Far” e “So Far 3”. Então surgiu um interesse mútuo na animação japonesa, e a partir do contato com Victor Entertainment, Rasmus juntamente com o jornalista de música Yuzuru Sato, produziu a série de álbuns de jazz “Platina Jazz” em 2009 e é ai que veio a ideia genial: Porque não produzir músicos suecos tocando aberturas de anime versão jazz? Apesar da ideia realmente ser maluca, a série de álbuns já atingiu seu 5º volume, incluindo um DVD ao vivo. E posso dizer na minha opinião que o resultado ficou maravilhoso.

O repertório do Platina Jazz vai mais para o lado dos animes clássicos como Evangelion, Gundam, Dragon Ball Z, Samurai X e Legend of Galactic Heroes, porém, a banda tem músicos de produções mais recentes como Toradora!, Haruhi Suzumiya, K-On!!! e até Tiger & Bunny.

A maioria das músicas são instrumentais, mas algumas contam com o vocal de Niklas Gabrielsson (pqp, que cara bonito) que aparentemente é faz o vocal de alguns grupos de Jazz na Suécia. Algumas das músicas tem clipes também, aliás, minha música favorita do Platina Jazz, The Galaxy Express 999, tem um clipe protagonizado por Niklas e praticamente não tem nada a ver com a música original da série da década de 70.

Seu envolvimento na cena musical de anime e a cena pop japonesa levaram a Rasmus a produzir e a escrever músicas para artistas como Yoko Kanno, Maaya Sakamoto, Megumi Nakajima, Akino Arai e Ayuse Kozue. Rasmus também escreveu recentemente a música-tema “Try Unite” para a série de anime Lagrange: The Flower of Rin-ne, cantada por Megumi Nakajima, primeiramente famosa por seu papel como Ranka Lee na série de anime Macross Frontier. Em 2015, Rasmus trabalhou com Maaya Sakamoto para produzir “Shiawase ni Tsuite Watashi ga Shitteiru Itsutsu no Hōhō” Girl Graffiti, e “Waiting for the Rain” para The Asterisk War. Ele continuou a trabalhar com Haruka Chisuga em 2016 para produzir “Ai no Uta (Words of Love)”, terminando tema para a segunda temporada de The Asterisk War.

Ficou interessado em conhecer mais músicas do Platina Jazz, segue o link do iTunes com todos os álbuns do grupo, no Spotfy existe apenas um álbum ao vivo. Além disso, eu também tenho uma playlist no youtube com versão em Jazz de aberturas de anime que não necessariamente são do Platina Jazz, portanto, deem uma conferida.

Então é isso, muito obrigado e até a próxima quinta.