O conto da princesa Kaguya – a obra-prima do Studio Ghibli.

O conto da princesa Kaguya – a obra-prima do Studio Ghibli.

13/08/2021 1 Por

E aí rapazeada, espero que estejam bem. Hoje resolvi falar sobre um filme do Studio Ghibli. Desde a inclusão dos filmes do estúdio na netflix, tive vontade de reassistir todos. Por isso, recentemente eu reassisti o que eu considero sua obra-prima, O conto da princesa Kaguya. Assim, decidi comentar aqui sobre o filme, três de suas temáticas, e o que faz ele ser tão especial pra mim.


Sinopse do conto da princesa Kaguya.

O conto da princesa Kaguya poster

O filme é se adaptou a partir do Conto do Cortador de Bambu, um dos mais antigos contos da história do Japão. Entretanto alguns aspectos da adaptação de Isao Takahata são diferentes, devido aos temas que ele decidiu priorizar.

Em resumo, o filme fala sobre um cortador de bambu, que em um dia rotineiro, encontra uma pequena garota no meio de um bambu. Após isso, ele a leva pra casa e a mostra à sua mulher, e logo descobrem que na verdade essa era uma criança. Todavia, essa garota cresce mais rápido que os outros, e enquanto isso, o pai adotivo dela descobre ouro e tecidos do meio de outros bambus. Por isso, ele começa a crer que essa criança veio dos deuses e seu destino é ser uma princesa.

Em princípio, pode parecer mais uma história fantasiosa simples, o que de fato é, mas é com essa simplicidade que as nuances da obra se ampliam. O Studio Ghibli é sempre consegue ser acessível e interessante a todas as idades, e nesse filme, isso se eleva ao nível máximo. Pois a narrativa é extremamente envolvente , mesmo com suas mais de 2 horas de duração. Ademais, contém uma identidade visual deslumbrante, capaz de manter igualmente uma criança e um adulto maravilhados, mais uma trilha sonora de Joe Hisaishi inesquecível, além de discussões que vão te deixar pensando no filme por horas.

o Crescimento da princesa e o ciclo da vida.

O conto da princesa Kaguya imagem do filme 1

Infância no interior e mudança para a capital

Agora começo a parte mais “temática” do texto, caso você não queira nenhum tipo de spoiler, recomendo não continuar lendo.

Primeiramente, é interessante destacar que, esse filme está separado em 3 etapas muito bem colocadas, não só no sentido dos 3 atos de um filme, mas realmente 3 fases da vida da Kaguya, nascimento e infância, amadurecimento e uma crise, o que a leva a uma morte simbólica.

Como dito anteriormente, a princesa cresce em um ritmo muito mais acelerado que as outras crianças. Por isso, conforme ela cresce, ela vai adquirindo maturidade muito mais rápido, o que é visível no paralelo entre ela brincando com as crianças em uma cena, e na outra, carregando uma criança nos ombros.

Por causa desse crescimento acelerado, e dos presentes que encontrou dentro dos bambus, seu pai adotivo começa a se preocupar como ele fará para que ela se torne uma dama e consequentemente uma princesa. Então, ele decide comprar uma casa na capital para criá-la e ensiná-la a ser uma dama. Mas esse acaba sendo o primeiro grande acontecimento da vida dela quanto a seu crescimento, pois agora deve abandonar sua infância subitamente.

Imagem do filme O conto da princesa Kaguya
“Mas, para a Princesa e Sutemaru, aquele amanhã nunca chegou.”

Vida na capital e “aprendendo a ser uma dama”.

Após isso, a familia vai à capital e a Princesa começa a aprender boas maneiras e como se portar como uma dama. Logo, ela começa a rejeitar todas essas regras e não se aceita daquele modo, mas ao ver o quanto aquilo era importante para seu pai, ela começa a se dedicar mais. Todavia, tudo muda a partir do momento em que ela chega à maturidade a partir de sua primeira menstruação.

A partir desse momento, a Princesa, até então não nomeada, recebe a visita de um ancião que enfim, a nomeia de Kaguya, devido ao brilho de ela exala.

Imagem do filme O conto da princesa Kaguya
“Dou a ela um nome que significa “luz brilhante”. Assim sugiro Princesa Kaguya,”

Após isso, é feito a ela um banquete, para celebrar a a chegada da princesa a maturidade e seu novo nome. Contudo, antes de falar exatamente sobre esse momento, é interessante contextualizar como se deu a evolução emocional da Kaguya até agora.

Saúde mental e a questão feminina em O Conto da Princesa Kaguya.

A Kaguya desde sempre impressiona desde pequena com suas ações e sua forma mais independente de agir de pensar.

Todavia, quando ela se muda, seus pais contratam uma para lhe ensinar como deve se portar uma “verdadeira dama”, o que gera uma forma de tentativa de silenciar tudo isso que a Kaguya era. Pois quando ela age de uma forma que sua tutora quer, ela é acusada de estar entristecendo a família.

As maneiras que o filme escolhe mostrar as formas de silenciamento são muito impactantes, pois não escolhe ir pra um lado moralista em si, mas propõe uma reflexão sobre a sociedade como um todo. A princesa por mais que faça coisas que ela não queria, seus pais nunca tentam ver o seu lado. Pois seu pai crê que está fazendo o melhor por ela, e acaba a machucando por isso. Já, sua mãe, decide não protestar contra as decisões de seu marido.

O conto da princesa Kaguya imagem do filme e imagem de capa

Com todas essas pressões, pouco a pouco a Kaguya vai mudando visivelmente a sua postura e entristecendo calada. Pois carrega também o peso que a professora colocou nela de ter que fazer pela felicidade de seus pais.

Agora voltando ao momento em que a princesa recebe um banquete para a revelação de seu nome. Seu pai convida vários homens para a festa e a Kaguya deve ficar dentro de um cubículo, onde não deve ser vista por nenhum deles. É nesse momento que os homens começam a falar muitas coisas maldosas sobre a Kaguya e seu pai, ofensas diretas e algumas ameaças.

Fuga, aceitação e casamentos.

A partir daí, tudo que a princesa estava guardando dentro de si é mostrado artisticamente e, acontece uma das sequencias mais bonitas de toda a animação japonesa. A Kaguya se imagina correndo de sua casa, até chegar em sua antiga vila. Porém ao chegar lá, existe uma quebra de expectativa, as pessoas já não estão mais lá, por não conseguirem mais produzir naquela terra, a Kaguya tem seu primeiro choque das diferenças de realidade. É definitivamente uma das melhores reflexões que o Takahata propõe na obra e o melhor momento do filme.

Após isso, a princesa passa a tentar balancear melhor suas vontades e responsabilidades, o que não parece ser uma tarefa que lhe doa tanto até chegarem as propostas de casamento. Kaguya não se sente a vontade, mas novamente, faz por causa de seu pai. Ela ouve todas as propostas e pra se livrar delas, decide fazer desafios aos seus pretendentes, pois imagina que nenhum deles vai conseguir.

Em resumo, todos eles tentam enganá-la com falsos presentes, menos um que morre na jornada, e um outro, que tenta comprar o agrado dela com palavras, mas Kaguya é salva por sua mãe. Em todo esse processo é notável o quanto ela começa a se sentir cada vez mais pressionada e solitária e seu pai a questiona muitas vezes de estar fazendo errado por não querer casar.

Até que o pior acontece, o imperador fica sabendo de tudo, e decide também chantageá-la, numa cena muito forte com alusão a assédio. Nesse momento, Kaguya vê como sua única salvação desejar à lua que ela nao tivesse que viver mais ali.

Depressão, arrependimento e fim do ciclo da Princesa Kaguya.

A partir daqui, tudo em O Conto da Princesa Kaguya fica muito simbólico. Após o desejo da Kaguya de desaparecer, ela se fecha completamente, até ser questionada por seus pais, ao que ela decide contar o que aconteceu.

Ela diz que veio da lua e que agora teria que voltar até lá por conta do seu desejo de sair da terra, mas demonstra arrependimento. É nesse momento que ocorre um dos diálogos mais impactantes do filme, em que a Kaguya demonstra toda sua fragilidade e tudo que havia guardado consigo.

Já não havia mais o que esconder, tudo que seus pais fizeram inocentemente criou marcas, e ela não queria deixar a terra com elas. Mas já não sabia como.

Após isso, o que resta pra Kaguya, é reviver alguns momentos, fazer o que ela sempre quis. Por isso, ela decide falar com sua mãe, seu último desabafo. E após isso, decide viver um momento com seu amor de infância, e se imagina sendo totalmente livre com ele, se imaginam voando e sorrindo, em uma realidade agora impossível.

O pai de Kaguya, com muita dor e arrependimento, decide que vai juntar um exercito, muitas pessoas para impedirem que a princesa retorne à lua. Contudo não funciona, ela tinha que voltar, mas antes fala sobre tudo que viveu, suas dores, sobre qual a vantagem de ser humano, mesmo com as dificuldades. Porém, o que mais dói em toda essa cena é quando colocam nela o manto do povo da lua, assim ela esquece tudo que viveu.

Assim, chega ao fim a vida da princesa Kaguya, uma tragédia que poderia ter sido evitada caso algumas amarras da sociedade não a tivessem prendido.

Conclusão

O Conto da Princesa Kaguya é um filme que me marcou muito, em épocas diferentes da minha vida um dos meus animes favoritos, ena minha opinião, a obra-prima de Isao Takahata além do melhor filme do Studio Ghibli.

Tem muitas coisas pra ser falar sobre o filme, e fica o convite pra deixarem nos comentários quaisquer outras ideias vou ficar muito feliz em lê-los!

Deixe seu Comentário ao final do post ou via Redes Sociais , sua opinião é muito importante para nós.

Posteriormente de uma olhada em outros Textos.  

Do mesmo modo vejam nossos Podcast e os Audiologs.

Curtam a gente no Facebook

Ao mesmo tempo sigam no Instagram e no Twitter

Envie um e-mail

Muito Obrigado. KATOON!