Grandes Episódios – Psycho-Pass 01

Grandes Episódios – Psycho-Pass 01

10/08/2018 0 Por Crive

Os shonens em sua grande maioria tem um hábito terrível que é tratar o leitor/telespectador como idiota. A principal ferramenta usada para isso é o famigerado diálogo expositivo – “meu poder é assim pois na infância eu treinei com o mestre tal (o flashback entra) e ele me ensinou tal técnica e blá blá blá”. Pensem bem, quem fala assim? O piloto de Psycho-Pass tinha uma função mais difícil que essa. A questão não era explicar um poder, mas explicar todo um universo muito bem composto sem que isso fosse feito com monólogos de 5 minutos. E não é que eles conseguiram.


O episódio começa com um flashback ou flashfoward mostrando um personagem misterioso. Por mais que isso seja um clichê comum atualmente, não deixa de ser um começo interessante que demonstra a qualidade da animação e instiga o telespectador. Ainda sim, esse é o ponto mais baixo do episódio.

A partir daí conhecemos Akane Tsunemori, uma recém promovida detetive que embarca em seu primeiro dia de trabalho nos caos. Um sequestro qe terá que terminar pela ação dela e de seus agentes. Uma das manieras de apresentar um novo universo ao telespectador é tornar o personagem o telespectador, Akane é exatamente isso. Tudo de novo que ela aprende, é novo ao telespectador. O roteiro faz questão de transformar o diálogo dela com sua equipe natural e ao mesmo tempo informativo. Conceitos como: agentes condenados, permissão de utilização da arma, quantificação do psycho-pass, todos esses conceitos são importantes e expostos lá.

Enfim, entramos na ação e é nesse momento que o episódio surpreende. Se tem uma coisa que o cinema tem de diferente dos livros é a possibilidade de passar informações mostrando e não dizendo. A sequência da arma ganhando funções com a mudança do psycho-pass do sequestrador demonstra como funciona aquele universo sem sequer uma linha de diálogo. Além disso, fica bem claro que a série não irá nos poupar de cenas de gore.

Construído toda a base do universo, o episódio trata de concomitantemente apresentar os personagens, suas moralidades e objetivos. No diálogo entre personagens percebemos a personalidade de cada um, o mistério em volta de Shinya Kogami, a picardia de Kagari e a experiência de Masaoka. Entretanto, a melhor construção vem da própria Akane, justamente porque o roteiro trata de expor os problemas do sistema Sybil e que a protagonista tem um senso de justifiça que diverge do proposto pelo universo. Ou seja, ele já abre um debate logo no primeiro episódio que será discutido na série inteira. Isso fica claro na sugestão de execução da vítima do sequestro pela sistema que é desacatada por Akane, uma vez que o efeito psicológico do sequestro tornou aquela mulher perigosa, ela não é o bandido ela é a vítima.

Em suma, o piloto de Psycho-Pass é um episódio completo. Cria novas tramas, trás os personagens para primeiro plano, constroí universo, explicíta os problemas daquele universo. É um piloto como poucas séries já tiveram, que é mais valioso que próximos que chegaram nas semanas seguintes de Outubro de 2012.