Os Plágios de Fairy Tail

Os Plágios de Fairy Tail

20/07/2018 12 Por Crive

É comum que alguns fãs tentem justificar evidentes erros dos autores idolatrados. Até um tempo atrás, inverdades como “Mashima foi assistente de Eiichiro Oda” ou “Mashima é o maior fã de Eiichiro Oda” eram contadas por aí. Não existe nenhuma informação sobre isso ser verdade ou não. Isto posto, era nessa linha de raciocínio que os fãs de Fairy Tail usavam para justificar os pequenos plágios de Hiro Mashima que ao decorrer das história começaram a ficar evidentes demais.


Vamos começar com a inspiração mais evidente de todas: Gildarts e Shanks. A “inspiração” no visual é claro, mas não é só isso, o fato de serem dois personagens misteriosos e com muita força ainda indicam mais semelhanças. Outro personagem que claramente chama atenção é Ichigo, o protagonista de Bleach, que incrivelmente tem um sósio idêntico em Fairy Tail, com as mesmas vestimentas, aliás.

Outra inspiração que chamou atenção na época foram alguns novos personagens que Mashima apresentou, sendo um deles uma clara cópia (não consegui usar outra palavra) de Bartolomeu Kuma. Nem nos episódios fillers os diretores do anime perdoam. Que tal esse Shikamaru em Fairy Tail que tem o mesmo visual e o mesmo poder, nesse caso é mais perdoável, uma vez que os dois animes (Fairy Tail e Naruto) são do mesmo estúdio.

Entretanto, os plágios se aplicam só a personagens? Não. Algumas cenas de Fairy Tail conseguem replicar bem algumas cenas icônicas de One Piece como a sequências abaixo.

Por fim, eu não consigo imaginar que Hiro Mashima e Eiichiro Oda foram autores que ficaram sob a mesma tutela ou são frutos de um mesmo meio. Hiro Mashima não remeda só o autor de One Piece e além disso, mangakás comprovadamente do mesmo meio (Oda e Takei) foram para caminhos tão distintos.