Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom?

Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom?

14/09/2018 1 Por Carlos Thiago
Fala galera, hoje venho trazer uma análise de um anime bem antigo, ao mesmo tempo que vou apresentar algumas ideias sobre construção de roteiro, para poder explicar o por que o inicio de Gundam Seed é tão bom. Além disso, posteriormente também irei analisar os motivos que outros animes não seguem as mesmas estratégias.

O que é Gundam Seed?

Dados e Sinopse:

Mobile Suit Gundam SEED é uma série de anime de mecha japonesa de 2002 feito pela Sunrise e dirigida por Mitsuo Fukuda. É a nona parcela da franquia Gundam.
Gundam SEED ocorre em um futuro, neste caso, na Era Cósmica, a primeira série nessa linha do tempo. Nesta era, a humanidade desenvolveu-se em duas subespécies: os Naturals, que residem na Terra e os Coordinators, humanos geneticamente melhorados, capazes de façanhas incríveis, que emigram para colônias orbitais artificiais para escapar da perseguição por humanos naturais. A história gira em torno de um jovem Coordinator, Kira Yamato, que se envolve na guerra entre as duas raças depois que uma colônia espacial da facção neutra é invadida pelos Coordinators.
Episódios: 48
Status: Finalizado
Período: Oct 5, 2002 até Sep 27, 2003
Premier: Fall 2002
Fonte: Editado do MyAnimeList e do Wikipedia 

Por que falar de Gundam Seed?

Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom? - imagem 01 Então, além do gênero de esporte (come comentei em outro post que você pode ler aqui), outro gênero de animes e mangas que gosto muito são os de mecha. Como já dizia a abertura de Mega XLR: “eu me amarro, robos gigantes“. Porém, nos últimos anos não tenho acompanhado muito o gênero, sendo o principal motivo a perda da qualidade nas obras mais atuais, seja em animação, mas principalmente em roteiro. Uma vez que que por sorte, descobri que no catalogo da Crunchyrool houve uma grande atualização relacionado à série Gundam. Coisa que me agradou bastante, pois vários dos animes da franquia trabalham diversas temáticas que não vemos normalmente nos animes, como por exemplo: disputa de poder entre países, terrorismo, disputas territoriais, xenofobia e racismo, dentre outras. Dessa forma resolvi colocar em dia alguns animes da franquia que não tinha visto. Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom? - imagem 02 Em uma busca rápida encontrei boas referências sobre a obra, como por exemplo, ser a terceira favorita dos japoneses. Embora isso não seja uma validação de qualidade, chama a atenção. Posteriormente encontrei pessoas falando coisas ruins também sobre a obra. Enfim resolvi ver e que surpresa, principalmente pelo incrível inicio de Gundam Seed.

Como é o inicio de Gundam Seed?

Assim como foi apresentado na sinopse, temos um mundo dividido entre os Naturals e os Coordinators. Para aqueles que não são tão acostumados com as temáticas da série Gundam, sempre temos uma dualidade de ações no espaço ou colônias e na Terra. Em Mobile Suit Gundam SEED essa divisão é mais clara ainda, criando ambientes de conflitos constantes entre espaço e Terra. I Porém, nada disso é explicitado para você nos primeiros episódios. Temos uma rápida explicação de como está o mundo como é de praxe, entretanto fora isso, não temos um entendimento do que está acontecendo na ação que nós vemos no primeiro episódio e nos subsequentes. Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom? - imagem 03 O espectador é simplesmente jogado dentro de uma sequencia de atos e consequências, que se perdura por quase todo o anime, de forma a coloca-lo no mesmo patamar dos personagens, principalmente do principal e das outras crianças que estão com ele. Isso gera uma percepção de falta de entendimento que pode deixar o público meio perdido. Porém, o roteiro consegue construir planos de ação que não deixam o interesse pela obra sumir. Essa construção na estratégia de roteiro segue por diversos episódios. Isso faz com que nenhum episódio seja somente mais um. Logo o inicio de Gundam Seed não é formada por arcos, de tal forma que a primeira parte da série seja um tiro único. Posteriormente, ai sim, temos com a divisão de núcleos mais bem definidas, uma quebra nessa ideia de ação e consequência. Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom? - imagem 04 Sendo assim, temos um roteiro que provoca uma ação constante que não deixa o público respirar, que ao mesmo tempo gera dúvidas e mais interesse. Podemos compara-lo ao roteiro de Mad Max Fury Road nesse sentido, com as devidas precauções. Todavia inesperadamente o que melhor podemos compara-lo são as séries produzidas por sistemas de streaming.

Mas por que outros animes não fazem isso?

Primeiramente devemos nos ater que alguns animes são adaptações de outras mídias, o que pode reter as possibilidades de tentar novas estratégias, com intuito de melhor apresentar a obra em relação ao seu original. De tal forma que por ser um anime original, Mobile Suit Gundam SEED se permite a essas experimentações. Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom? - imagem 05 Em segundo lugar, devemos entender as estruturas clássicas de roteiro. Com o propósito de facilitar um melhor entendimento do público temos certas demandas, como por exemplo: a apresentação do universo; a contextualização de como o personagem principal se situa e seus ideias e objetivos;  qual o problema a ser desenvolvido no roteiro; apresentar tipos ou o conflito, dentre outros. Para aqueles que querem um melhor entendimento, revisitem os primeiros episódios de animes shounens em geral, Naruto, Bleach, Black Clover, One Piece. Vocês poderão perceber o quão similarmente eles são. Pois eles seguem essas estruturas clássicas. Posteriormente entendido isso, por qual motivo outras obras não fazem igual o inicio de Gundam Seed? Certamente temos outros animes que utilizam dessa estratégia. Entretanto para séries semanais, ao qual tem que se revisitar o acontecimento passado todo episódio, se perde um pouco da imersão dentro da obra. Ao mesmo tempo que se torna um risco para a produção, pois o roteiro tem que entregar algo que realmente seja diferente para manter o seu público fidelizado. Essa estratégia usada no inicio de Gundam Seed, é  muito utilizada em séries da Netflix, por exemplo. Para que você passe horas “maratonando”o aquele produto. Mas para um anime de 2002, que é semanal, essa estratégia é surpreendente e bem feita. Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom? - imagem 06

Então galera, o que acharam do texto: Por que o inicio de Gundam Seed é tão bom?

Quem ai já viu esse anime? Como é bem antigo varias pessoas não devem ter assistido, bem como eu. Então resolvi trazer essa análise pra gerar uma conversa. Certamente para aqueles que verão ou irão rever na Crunchyrool, a experiência ao “maratonar” a obra torna ela mais interessante. Se tem algum anime de mecha novo que você curtiu deixa ai no comentário para trocarmos uma ideia.

Onde ver o anime de Gundam Seed?

Crunchyroll Lembrando que entrando e consumindo por meio desses links, você estará ajudando o Katoon!

Portanto deixe seu Comentário ao final do post ou via Redes Sociais. Sua opinião é muito importante para nós.

Posteriormente de uma olhada em outros Podcast e os Audiologs.

Do mesmo modo vejam nossos Textos.

Curtam a gente no Facebook

E sigam no Twitter: @katoon_site

Envie um e-mail

Muito Obrigado. KATOON!