Great Pretender – Enganar ou ser enganado
23/08/2020Fala aí, galerinha. Aqui é o Eru-Marks para fazer uma excelente recomendação de anime para vocês. Se vocês ouviram os últimos podcasts do Katoon+ sobre os episódios dessa temporada, sabem que eu me empolguei bastante com Great Pretender. Agora estou aqui para discorrer sobre o que há de tão brilhante nesse anime.
- Informações Técnicas:
- Estúdio: Estúdio Wit (Shingeki no Kyojin, Vinland Saga)
- Diretor: Kaburagi Hiro (Kimi ni Todoke, 91 Days, Tonari no Kaibutsu-kun)
- Episódios: 23 previstos
Sinopse de Great Pretender:
Auto-proclamado maior vigarista do Japão, Makoto Edamura vive de dar golpes junto com seu parceiro Kudou. Um dia, ao tentar enganar o que seria apenas um turista, ele percebe que na verdade foi enganado. Ao persegui-lo descobre que o turista é Laurent Thierry – um golpista ainda mais sofisticado e inteligente. A partir desse encontro, Edamura passa a participar dos planos milaborantes de Laurent para enganar pessoas riquíssimas.
Vale a pena assistir Great Pretender?
Great Pretender é um anime para todos os públicos. Ação, comédia, drama e muito mais, tudo muito bem servido para o espectador e esse é o seu grande ponto forte: prender a atenção. Não importa o que você goste ou que você queira assistir, em poucos minutos esse anime fará você querer mais.
A estrutura da história é dividida em arcos fechados. Dentro dessa estrutura narrativa, as histórias são como se tivessem sendo contadas por um grande mentiroso. A história é mirabolante e escalona e vai ficando cada vez maior, surpreendente e caótica. Essa narrativa faz a curiosidade aflorar e assim a narrativa te prende em qual será a mentira que vai ser contada para seu desenrolar.
Inclusive, plot twist é o que não falta. Se você gosta de muitas reviravoltas e o desenvolvimento baseados em eventos surpreendentes, Great Pretender é um prato cheio. Não só isso, mas ao acompanhar o anime, uma das coisas mais empolgantes é saber em que ponto esse anime vai te enganar. Diversos pontos são extremamente inesperados. É muito difícil não se impressionar com a capacidade que a obra tem de trazer respostas e soluções muito bem explicadas de onde não esperávamos.
Direção e animação
O Estúdio Wit de fato já é conhecido pelo excelente trabalho no quesito animação, desde que ficou famoso no grande púbico com Shingeki no Kyojin. Dessa forma vêm ao longo dos anos mantendo a consistência e com Great Pretender não foi diferente. As cenas de ação, que de vez em quando aparecem para pôr um pouco mais de caos nessa história, são muito bem feitas e fluídas, o que parece ser especialidade do estúdio.
Mas em quesitos mais técnicos, o ponto alto é a escolha de direção de arte e palheta de cores. extremamente flexível. Great Pretender se propõe a contar diversos cenários que os personagens vão “trambicar”, para contar os diversos tipos de histórias as cores são fundamentais.
Por exemplo: no primeiro arco da história temos cores vibrantes e cenas extremamente cinematográficas, nos contando uma história que poderia muito bem ter saído de Hollywood. Em diversos momentos e passagens temos cenários que lembram muito as ilustrações de um GTA V (até porque o jogo também se passa em Los Angeles), para demonstrar a vida luxuosa de um homem muito rico nessa cidade.
Já o terceiro arco, passado parte em Nice e parte em Londres, uma vez que acompanhamos o mundo da arte, diferente de Los Angeles que é muito mais comercial, nessa parte tem um clima com mais finesse e mais artístico e a direção consegue transitar entre os dois cenários sem um destoar do outro. As cores mais estão mais frias que lembram mais um quadro do final do século XIX, com cenário que justamente remontam a Europa desse período.
Trilha sonora
Semelhantemente a trilha sonora também é de altíssima qualidade e tão flexível quanto a história pede. Do jazz ao pop, para cenas de ação ao drama e para cenários extremamente luxuosos de Dubai e também ao discreto Japão. Em nenhum quesito há o que reclamar de Great Pretender.
Claro que eu não poderia deixar de citar o excelente encerramento. Além da música excelente que dispensa maiores apresentações, uma vez que é Great Pretender do Queen, ainda temos gatinhos e todo mundo ama gatinhos.
Personagens brilhantes e vulneráveis
Outro ponto igualmente brilhante é a construção dos principais personagens que participam dos golpes de Laurent. Todos têm seus dramas, suas incertezas, passados e defeitos evidenciados ao lado de suas qualidades invejáveis que os fazem qualificados para o trabalho de estelionatários de alto nível.
Esses dramas são comumente desenvolvidos em flashbacks, mas sempre bem envolvidos com os acontecimentos presentes e influenciam o modo de agir e as ações tomadas por esses personagens. Nenhum deles é um bloco estático que vai fazer tudo com perfeição, mas todas sua imperfeições os moldam, os caracterizam e principalmente, os humanizam e fazem o grupo principal bastante carismático. Essa construção acaba por nos fazer torcer muito por eles.
Um personagem ainda continua um mistério é justamente o cabeça do grupo, Laurent. Ainda assim, como é um personagem bastante carismático, seja pelo seu sarcasmo, ou pelo hábito de querer irritar as pessoas, mas também por ser um hábil manipulador e extremamente inteligente, Laurent é um personagem que engaja o espectador para saber o que ele está tramando ou que ele planejará em seu próximo passo. É um dos personagens que sempre nos presenteia com cenas empolgantes e nos desperta o interesse para conhecer mais dele assim como conhecemos os outros personagens que atuam em seus planos.
Conclusão
Se você quer ação, assista Great Pretender. Caso você queira plot twist, assista Great Pretender. Se você quer drama, assista Great pretender e principalmente se você quer ver alguém contando um caô muito inacreditável pra ganhar dinheiro fácil, definitivamente esse é o seu anime. Cá entre nós, é muito ver alguém que sabe mentir enganando algum rico trouxa por aí. Até a próxima.
Onde assistir o anime?
NetflixDeixe seu Comentário ao final do post ou via Redes Sociais , sua opinião é muito importante para nós.
Posteriormente de uma olhada em outros Textos.
Do mesmo modo vejam nossos Podcast e os Audiologs.
Curtam a gente no Facebook
Ao mesmo tempo sigam no Instagram e no Twitter
Muito Obrigado. KATOON!
Comentários