A Crítica Social em Hinamatsuri
11/07/2018 3 Por Carlos ThiagoFala rapeize! Nesse novo post eu resolvi apresentar uma análise a cerca do anime, demonstrando o desenvolvimento da obra que vem em conjunto A Crítica Social em Hinamatsuri.
Sinopse:
Uma noite, um estranho objeto cai na cabeça de Nitta, um membro da yakuza. Dentro da caixa há uma jovem estranha chamada Hina. Ela tem tremendos poderes sobrenaturais, e Nitta se vê com relutância em aceitá-la. Seus poderes podem ser úteis para o seu negócio de yakuza, mas ele também corre o risco de ela usá-los nele! Sem mencionar que, se ela não usar seus poderes, ela eventualmente ficará furiosa e destruirá tudo ao seu redor. A estranha vida de Nitta e Hina está apenas começando …
Para quem não conhece:
Hinamatsuri é um anime de comédia feito pelo studio FEEL, que se baseia na vida dos personagens Nitta e Hina. Em suma a obra trabalha uma comédia non sense, que carrega plots de sci-fi e slice of life.
Desde o primeiro episódio podemos perceber todos esses temas sendo trabalhado, afim de criar situações impensáveis, que colocam seus personagens em situações cômicas. Conforme a história passa podemos perceber que a estranheza é o ponto chave para obra se manter em alto nível.
Como ela se baseia em um estilo non sense, as situações propostas são fora do padrão e os personagens sabem disso. Certamente se a obra somente se pautasse nisso ela perderia em qualidade, contudo temos uma narrativa que brinca com diversos estilos de comédia, de tal forma que não ficamos cansados dos acontecimentos bizarros da série.
Além disso, outro ponto forte da obra são seus personagens. Afinal sem personas que interessem o público, por melhor que seja o roteiro, ele não sustenta a obra. Nesse sentido Hinamatsuri tem vários personagens dúbios, com interesses próprios, que enriquecem a obra e fazem com que o publico rapidamente goste do que está assistindo.
Nitta e Hina por exemplo, são dois personagens que tem ótimos diálogos, situações inusitadas (até por serem os principais) e cargas dramáticas no ponto certo, que fazem com que seus arcos sejam interessantes.
Entretanto se engana quem percebe em Hinamatsuri mais uma obra simples de comédia. Nela podemos perceber diversas camadas e um roteiro acertado, que trabalha o melhor que uma comédia pode ter.
A Aparição de Anzu.
A partir do segundo episódio temos a introdução da Anzu e com isso temos o inicio de um dos arcos mais bonitos que já vi em um anime. Enviada para trazer Hina de volta, ela acaba perdida e vive de roubar lojas no distrito comercial. Após encontrar Hina e ser derrotada por sua amiga, Anzu percebe que sua missão acabou e parte de volta para seu mundo. Contudo a chave para ela voltar se quebra (alaga) e ela fica presa.
A partir de então temos um arco dramático dividido em 3 núcleos principais, baseados em Hina, Anzu e Hitomi. Esses núcleos se misturam a todo tempo, mas podemos perceber melhor essa separação no episódio 3. Onde temos inicio A Crítica Social em Hinamatsuri.
O terceiro episódio situa as 3 garotas de forma bem explicativa, onde temos uma sem teto, uma trabalhadora e alguém que por sorte está em uma família de ótima situação financeira. Falando sério, é maior sorte ser adotada por um Yakuza rs. Então temos a representação direta de diferentes camadas da sociedade.
Enquanto temos essa estruturação formada, o roteiro começa a apresentar o que o anime tem de melhor, uma comédia acertada que serve para apresentar várias críticas a sociedade japonesa e mundial.
A Crítica Social em Hinamatsuri (contém spoilers)
O terceiro episódio começa a formar o caráter das garotas. Enquanto Anzu sofre bastante para conseguir um pouco de dinheiro para se sustentar, Hina vive uma vida confortável e sua personalidade mimada começa a alcançar outros níveis. Enquanto isso Hitome começa a trabalhar em um bar pelo acaso do destino.
A partir disso o roteiro começa a se pautar no valores e dificuldades da vida de cada um. A diferença de percepção de valor/custo é uma das coisas mais tocantes que se pode ver em um anime. A forma como Anzu encara as coisas se torna tocante, até mesmo para as amigas. Isso pode ser percebido principalmente no episódio das Televisões, onde podemos perceber diretamente o valor dado ao objeto por cada uma das garotas.
Toda a construção do personagem da Anzu cria um arco dramático e uma crítica social em Hinamatsuri que nos faz pensar os verdadeiros valores que devemos atribuir a cada coisa. Além de apresentar as dificuldades que diversas pessoas passam, nem sempre por escolhas próprias, mas pela estrutura social ao qual estamos inseridos.
Esse arco dramático faz com que a personagem seja uma das melhores do ano, se não a melhor. Com certeza é um dos arcos de construção de personagem mais bonitos para se assistir em um anime.
Todavia, Hinamatsuri não é maniqueísta. Ele não apresenta um só ponto de vista. Na verdade a história desenvolve uma percepção que o trabalho trás resultado, por mais que exista essa crítica social. Isso pode ser visto, principalmente no arco de Hitomi, mas também quando Anzu é adotada. O que demonstra que a sociedade em que vivemos não é simples de se analisar.
Por fim, o roteiro, que construiu todo esse arco, que molda as personagens, não esquece e ratifica nos episódios seguintes os arquétipos e opiniões construídas.
Onde ver o anime?
CrunchyrollE ai galera, curtiram o post A Crítica Social em Hinamatsuri ? Quem ai já viu Hinamatsuri ? O que acharam desse arco e do anime? Deu vontade de ver?
Então,deixe seu Comentário ao final do post ou via Facebook , sua opinião é muito importante para nós.
Também de uma olhada nos outros Textos do Katoon!
Ouçam nossos Podcast e os Audiologs.
Curtam a gente no Facebook
E sigam no Twitter: @katoon_site
Muito Obrigado. KATOON!
Comentários