Animes e mangas como influência para a moda
23/01/2018Recentemente várias cabeças explodiram, quando nike e adidas anunciaram os Collabs com PlayStation e Dragon Ball, respectivamente. Esse acontecimento fez o bolso dos fãs coçarem e também me inspirou para esse post, onde vou falar de como animes e mangas inspiram a moda no mundo.
Que as marcas de moda e material esportivo utilizam-se da imagem de outras marcas para alavancar vendas, ganhar destaque na mídia e etc, nós já sabemos, vide a parceria duradoura entre Star Wars e Adidas.
[masterslider id=”9″]Porém, nos últimos anos nós temos vistos essa estratégia se propagar com força, fazendo com várias marcas produzam diversas coleções especiais buscando atingir um público específico. Fala a verdade, vocês nunca entraram em uma loja de departamento e viram uma área só para roupas nerds, por exemplo.
Como animes e mangas inspiram a moda?
Ninguém pode negar que diversos animes e mangas são marcas poderosas no mundo, com fãs fervorosos que gostam de comprar produtos relacionados a elas.
Além disso, várias das histórias tem detalhes incrivelmente marcantes que nos remetem diretamente a elas, sendo alguns desses detalhes peças de roupas, exemplos:
- Jaqueta vermelha em Akira;
- Roupa laranja remete a Dragoon Ball;
- Óculos de Natação e Digimon;
Nesse sentido, eu vou demonstrar que não somente de coleções e tenências vive essa idustria, mas como animes e mangas inspiram a moda também.
Animes e mangas inspiram a moda de várias formas.
Existem vários modelos de trabalhos com conciliam esses mundos.
Para isso vou dividir as atuação em 3 tipos:
- Réplica ou até Cosplayer
- Inspiração
- Collab
Réplica:
Nesse caso, a réplica não é o ato de falsificar algo, mas sim a criação de peças de roupas que sejam idênticas as utilizadas no animes.
Principalmente no Japão (meio óbvio né) esse tipo de trabalho pode ser facilmente visto. Muitas das vezes realmente servindo de base para diversos cosplayers. Demonstrando como animes e mangas inspiram a moda fortemente no pais dos samurais.
Casos que podemos exemplificar:
Da Bandai com Kimi no Na Wa
Da marca Sukiyaki com a Clamp e Sakura Card Captors:
Inspiração:
Nesse caso, nós temos um acerto comercial entre as detentoras das marcas. Onde uma pode utilizar da imagem da outra para criações.
Sendo assim, temos um trabalho de releitura por parte das empresas de moda em cima da história criada, seja para anime ou manga.
Exemplos:
A Her Universe com essa coleção, inspirada em Meu Amigo Totoro.
[masterslider id=”7″]Marca japonesa Earth music&ecology fez uma coleção para 0s 30 anos de Ramma 1/2.
Collab:
Nessa proposta temos algo que vai além. Nela temos uma total união entre as marcas. Isso representa a participação direta de autores e em conjunto a equipe de produção da coleção.
Essa iniciativa tem sido muito utilizada no universo da moda nos últimos anos. O que permite criações muito mais únicas e detalhistas as peças.
Os dois exemplos do inicio do texto trabalham nesse modelo de criação.
Nike, Paul George ( jogador do Oklahoma City Thunder) e a divisão PlayStation:
Adidas e Dragon Ball:
[masterslider id=”3″]Um dos trabalhos mais diferentes e “cools” que saíram nos últimos tempos foi o Collab entre a Supreme e Akira, com participação direta de Katsuhiro Otomo.
Supreme e Akira:
[masterslider id=”8″]E ai galera, curtiram o texto?
Então da uma olhada nos outros Textos do Katoon!
Ouçam nossos Podcast e Audiologs.
Curti a gente no Facebook: https://www.facebook.com/podcastkatoon/
E segue no Twitter: @katoon_site
Qual outro anime e manga que vocês acham que merecem uma coleção?
Deixe seu Comentário ao final do post ou via Facebook.
Comentários